
O café é um dos alimentos que mais causam discórdia. Apontado como vilão por muitos, o café tem uma série de propriedades importantes para o organismo.
Um dos benefícios que o café pode trazer é através da cafeína, que tem ação analgésica, diurética e respiratória. Alguns medicamentos usados no combate à dor de cabeça têm em sua composição a cafeína. Essa substância também aumenta a excreção urinária, ou seja, age como diurético, não permitindo a retenção de líquidos no organismo e, por sua vez, a formação de edemas. O café contém também substâncias antioxidantes (cafeína), que contribuem para eliminar os radicais livres. Além de melhorar o sistema nervoso central, ajuda na memória e no sistema digestivo.
FIQUE ATENTO:
Contra-indicação. O café não é aconselhável para quem sofre de pressão alta, pois prejudica o controle da pressão arterial. Quem sofre de insônia também deve reduzir o seu consumo ou, pelo menos, beber uma vez ao dia, antes das 17 horas, já que o efeito da cafeína pode durar de seis a oito horas por dia. O consumo do café também tem que ser controlado por quem sofre de osteoporose (contribui para diminuição da absorção de cálcio). Mulheres grávidas ou amamentando também não devem consumí-lo.
Recomendação diária: A média aconselhável saudável é de consumir 3 xícaras de café por dia. Isso equivale a 200 miligramas de cafeína (volume contido em cerca de 30 mililitros de café comum) que acentua a sensação de bem-estar e deixa a pessoa mais alerta e sociável. Volumes muito altos podem gerar ansiedade.
Acesse: http://www.belladrumond.blogspot.com/ deixando seu comentário e dúvidas sobre os temas do Nutri News!
Nenhum comentário:
Postar um comentário