domingo, 25 de janeiro de 2009

NUTRIÇÃO X ALZHEIMER


A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

As causas da DA ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas.

A perda de peso é o problema nutricional mais comum nos doentes de Alzheimer. As causas não são conhecidas, mas estão provavelmente relacionadas com manifestações neuropsiquiátricas, tais como perda de memória, confusão, depressão, ansiedade e inquietação próprias da doença. Por sua vez, estes problemas afetam a ingestão de alimentos.

Especialistas constataram que o Mal de Alzheimer acomete com mais freqüência indivíduos que se alimentam mal e que não praticam exercícios físicos.
De acordo com recentes pesquisas, pessoas que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer.

Consulte seu nutricionista para adquirir uma alimentação equilibrada e saudável e para conhecer quais as fontes e recomendações diárias dos micronutrientes.São indicados:

A tiamina, conhecida também como vitamina B1, é co-fator essencial de importantes enzimas envolvidas no metabolismo cerebral, ou melhor, auxilia no funcionamento do sistema nervoso.
- Fontes de B1: levedo de cerveja, grãos de cereais integrais, aveia, amendoim, carnes, leite.

A niacinamida (B3) e o magnésio também devem fazer parte do cardápio, principalmente para quem tem a doença.
- Fontes de B3: fígado, carne magra, trigo integral, levedo de cerveja, frango, tâmara, ameixa.
- Fontes de magnésio: chocolates, aveia, cereais integrais e frutas secas (como o damasco).

Outros micronutrientes que também contribuem para prevenção do Mal de Alzheimer:
Vitamina E (Óleos vegetais, cereais integrais e nozes).
Vitamina C (Frutas e vegetais).
Vitamina B6 (Carnes, soja e amendoim).
Vitamina B12 (Produtos de origem animal, incluindo os laticínios).
Carotenóides (Folhas verde-escuras) e Folatos (Vegetais de folhas verdes, extrato de leveduras e fígado).

Só use suplementos nutricionais com indicação do nutricionista.
A sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuide dela para que possa desfrutar de uma vida longa e saudável, cheia de disposição. A prevenção é sempre a melhor escolha. Mostre ao seu corpo que você, como uma pessoa bem informada, valoriza a qualidade de vida, como promotora da saúde.

Uma semana bem informada para você!
Acesse www.belladrumond.blogspot.com e deixe seu comentário!

Nenhum comentário: