sábado, 3 de janeiro de 2009

Entendendo a Bioimpedância









A Bioimpedância, baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo e mede a água corporal total, o percentual de gordura e a massa magra corporal.


Apesar de ser um método com boa validação científica, não invasivo, prático, simples e de fácil manejo, existem alguns pré-requisitos para que seu resultado seja fidedigno, dependendo de grande cooperação do paciente.


As etapas necessárias para um resultado fiel são : efetuar jejum pelo menos 4 horas que antecedem o teste; não praticar atividade física muito intensa 24 horas antes do teste e/ou exercícios leves/moderados 12 horas antes; não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao teste; não ingerir estimulantes (café, chocolate e chá) no dia anterior ao teste; não utilizar medicamnetos diuréticos 7 dias antes do teste;não ingerir refeções pesadas no dia anterior ao teste (para que o peso não seja momentaneamente alterado).


Pelo rigor no preparo do pré-teste, a bioimpedância tem sido vista como restrição para utilização em consultórios, uma vez que os pacientes nem sempre têm facilidade de atender a todo o preparo.


De qualquer forma, esses requisitos DEVEM SER AVALIADOS POR UM NUTRICIONISTA antes de aplicar a bioimpedância, já que o uso deste método, sem devida preparação pré-teste, pode comprometer fortemente os resultados de composição corporal.


Nestes casos, e não menos importante, a análise da composição corporal por medidas de dobras cutâneas e circunferências, realizada com adipômetro (intrumento que mede dobras cutâneas) e fita métrica, pode ser uma alternativa para melhores resultados.


Procure seu nutricionista e tire suas dúvidas para obter um resultado mais preciso e sem preocupações.


Para maiores esclarecimentos, deixe seu comentário acessando: www.belladrumond.blogspot.com




Nenhum comentário: