sábado, 17 de janeiro de 2009

Alimentação Equilibrada: Aliada no combate a Artrose.



A artrose, também chamada de osteoartrose e osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações, provocando o desgaste da cartilagem. A articulação é a parte do corpo que liga dois ossos, permitindo a execução de movimentos.

A doença tem certa preferência pelas mulheres (mãos e joelhos), mas também atinge os homens (articulação coxofemoral - do fêmur com a bacia e joelhos). A manifestação, em grande maioria, ocorre após os 40 anos de idade.

O excesso de peso tem um importante papel no aparecimento, nas manifestações clínicas e na evolução das doenças músculo-esqueléticas.

A prevenção ou atraso do aparecimento da osteoartrite envolve mudanças no estilo de vida que podem prevenir os outros problemas clínicos mais amplos. Ao se conseguir adiar o início das manifestações, pode-se levar a fase ruim da doença para uma idade mais avançada e por um menor espaço de tempo.

Com relação à dieta, é importante ressaltar que a obesidade é um fator de risco para a artrose e pode contribuir para lesar ainda mais as articulações, principalmente os joelhos e bacia. Portanto a alimentação dever ser saudável !!
Os alimentos com probabilidade de provocarem ou agravarem os sintomas são: trigo, milho, leite e seus derivados (queijos e manteiga), carne de porco, bacon, carne de boi, ovos, laranja, limão, tomate, batata, berinjela, pimentas, óleos vegetais ricos em ômega-6 (de milho, açafrão e girassol), aveia, centeio, café, malte, amendoim, açúcar de cana, soja, tabaco (cigarro) e bebidas alcoólicas.

Os alimentos que podem aliviar os sintomas são: peixes gordos de água gelada (salmão, arenque, cavalinha, sardinha e atum), óleo de fígado de bacalhau, dieta vegetariana, frutas ricas em flavonóides (cerejas, acerolas, amora azul e preta etc), alho, cebola, gengibre, açafrão-da-índia, camomila e cravo.

É importante que o indivíduo com artrose mantenha boa saúde geral, eliminando os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preservando uma boa força muscular e, acima de tudo, reconhecendo a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.
• O equilíbrio entre atividade, uma alimentação equilibrada e repouso é fundamental, especialmente nas articulações que suportam peso.
• É fundamental seguir sempre as orientações dos nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, discutir as dúvidas e compreender que os resultados aparecem em longo prazo e que a continuação do tratamento é essencial para o seu progresso.


Acesse: http://www.belladrumond.blogspot.com/ e deixe seu comtário!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do que li a respeito de artrose, osteoartrite, etc.