sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mas o que é que a castanha-do-pará tem?


A castanha-do-pará é uma fruta oleaginosa com muitas propriedades nutritivas para nossa saúde e hoje é amplamente usada na gastronomia. É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia.

A castanha-do-pará possui um alto valor protéico e calórico. A semente fornece o mineral selênio, importante para combater os radicais livres presentes no organismo, são eficientes para quem busca perder peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas que estimulam o metabolismo e a queima de gorduras.


Mais alguns benefícios proporcionados pela castanha-do-pará:

- Aumenta a Longevidade: A castanha é fonte de minerais e vitaminas antioxidantes, contendo alta concentração de selênio, a única noz do gênero que fornece doses diárias recomendada deste elemento. O selênio fortalece o sistema imunológico e ainda previne danos e envelhecimento celular causados pelos radicais livres, liberado no organismo.

Mas atenção: Ao mesmo tempo em que pouco selênio faz mal à saúde, seu excesso é nocivo ao organismo. A ingestão de cerca de 800 microgramas (3 a 4 unidades por dia) do nutriente ao dia pode causar intoxicação. O excesso de selênio causa transtornos musculares, neurológicos e queda das unhas, além de esfacelamento do cabelo.

Com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais de 200 a 400 microgramas do selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente!

- Reduz o Colesterol: a castanha é rica em ácidos graxos insaturados (ômegas), considerados “gorduras boas” para o organismo, pois ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares, além de atuarem na proteção das membranas celulares do organismo.

- Previne o Câncer: Por possuir elevado teor oléico (praticamente 40% de sua composição é constituída de ácidos graxos) e alto teor de selênio, o óleo da castanha possui efeito preventivo em relação a diversas doenças, como o câncer de próstata e o de mama.

- A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Recomendação: 1 castanha por dia!!Não mais do que isso garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais!


Acesse: http://www.belladrumod.blogspot.com/ e deixe seu comentário!

Nenhum comentário: