quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os maiores erros de quem faz dieta.


Você faz dieta, regula o que come, até malha, mas não consegue manter ou perder peso? Talvez você esteja caindo em uma das armadilhas que enganam todo mundo!

Veja quais são os maiores erros cometidos pelas pessoas que fazem dieta:

- Comer menos de 800 calorias ao dia: ninguém aguenta comer tão pouco por muito tempo.

- Substituir refeições por sucos e frutas: não saciam a fome e não possuem todos os nutrientes que o organismo necessita.

- Trocas erradas: substituir pão por biscoito ou refeições por sorvertes.

- Comer sempre a mesma coisas: isso enjôa! Quanto maior a variedade e o número de cores, mais nutritivo é o prato

- Exagerar na proteína: comer só carne e iogurte. Tal prática sobrecarregará o intestino e os rins.

- Exagerar nos produtos dietéticos. Os produtos diet foram feios para pessoas diabéticas. Eles não têm açúcar, mas possuem gordura. Prefira os alimentos light.

- Tomar muito líquido durante as refeições: saciam só na hora e provoca distenção abdominal dificultando o processo de digestão.

- Comer muito rápido. Isso faz com que a pessoa ingira mais do que o necessário.

- Seguir dietas malucas de amigos: nem todas são válidas e podem provocar doenças e carências.

- Fazer jejum: o organismo reduz o metabolismo e a pessoa não perde peso.

- Eliminar da alimentação todos os cereais (batata, massa, pães, etc). Eles devem fazer parte da cota calórica total, pois são fontes de energia.

- Fazer atividade física exagerada e sem orientção: principalmente se a pessoa é sedentária, pois isso pode causar lesões e estresse muscular.

- Tomar formulações à base de drogas ou ditas naturais. MUITO CUIDADO: elas causam ansiedade e dependência!


Importante lembrar: consulte o seu nutricionista sempre que houver alguma dúvida!



Acesse: http://www.belladrumond.blogspot.com/ e deixe seu comentário ou questionamento.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fazendo as pazes com a balança!


Enquanto umas pessoas fogem da balança como o diabo foge da cruz, outras são escravos dela! Esses dois extremos são comportamentos comuns de quem está com uns “quilinhos a mais” e não quer admitir, fugindo da balança ou de quem está sofrendo para perder peso com uma dieta muito pobre e quer se pesar diariamente. Um graminha a mais é motivo para o descontrole total: ou desistem da dieta ou deixam de comer e correm para a academia para queimar esse graminha!

Uma das primeiras lições que as pessoas devem receber durante o tratamento para perder peso é que não pode nem ter medo, nem ser escravo da balança. Devemos saber que a balança não pesa somente nossa gordura, mas também músculo, ossos, água, fezes e outros componentes corporais. A soma disso tudo é o nosso peso.

Além disso, o peso pode variar muito. No caso da mulher, durante o período pré-menstrual, o peso pode aumentar de 1kg a 3kg por causa da retenção de líquidos. Intestino preso é outro motivo de variação de peso. Podemos armazenar de 500g a 800g de fezes por dia (dependendo da quantidade que comemos). Quando o intestino não funciona, as fezes acumuladas podem provocar aumento do nosso peso. Se a comida estiver salgada demais ou se usarmos alguns tipos de medicamento (hormônios, cortisona, etc), podemos provocar a retenção de líquidos, e essa água que se acumula também pesa. Isso sem falar na roupa que estamos usamos. Um dia pesamos de short e camiseta, no outro de calça e blusa de frio. Uma calça jeans pode pesar até 700g!

Quando temos um fim de semana de excessos alimentares (festas, churrascos, jantares, pizzas, doces, etc), na segunda-feira o peso pode estar bem mais alto do que estava na sexta-feira antes do fim de semana de gula. Com o passar dos dias, o organismo consegue eliminar o excesso e o peso pode até voltar ao normal se a dieta for retomada! Atividades físicas mais pesadas como musculação também provocam aumento do peso. Mas, neste caso o aumento é devido ao ganho de massa muscular, portanto muito bem vindo!

Assim, para quem tem problemas com a balança, a primeira dica é analisar se a causa do aumento de peso não é uma das citadas acima! Além disso, não se pesa todos os dias, principalmente em balanças sem precisão que não são calibradas regularmente, como as famosas balanças que muitos têm no banheiro de casa! O ideal seria pesar-se a cada 15 dias, sempre na mesma balança. De preferência no mesmo horário (sempre de manhã, à tarde ou à noite), com a mínima quantidade de roupa possível! Seria interessante que fosse no meio da semana devido a possíveis excessos alimentares do fim de semana.

E, principalmente, procure não usar somente a balança como parâmetro! Note as modificações nas medidas do corpo. Perceba se as pessoas estão comentando se você emagreceu ou não. Experimente calças que não entravam. Quem sabe, elas estão quase abotoando ou até frouxas. Enfim, perceba se você está se sentindo mais leve, mais disposto e mais desintoxicado.

Fazendo as pazes com a balança, será muito mais fácil chegar ao peso ideal!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Pão Francês ou Pão Integral? Qual consumir?


A maioria das pessoas pensa que seu maior erro alimentar é o consumo do pão. Atualmente, os carboidratos continuam sendo erroneamente classificados como os responsáveis pelo ganho de peso e substituídos por gorduras nos alimentos industrializados, contribuindo para que as dietas sejam ainda mais calóricas, mesmo sem a presença deles.

Para aliviar a consciência, é bom saber que os carboidratos, ainda são recomendados devendo compor em torno de 50% das calorias ingeridas diariamente nas dietas balanceadas. São importantes fontes de energia, principalmente para o cérebro, e garantem que o corpo poupe suas preciosas proteínas musculares da queima metabólica.

A indústria vem investindo no refino dos alimentos para melhorar o seu sabor e para ampliar sua utilização na fabricação de vários outros alimentos.Assim, acontece com a farinha de trigo. Entretanto, esse processo de refinamento retira vitaminas, minerais e fibras, tornando os pães muito saborosos, mas também empobrecidos de micronutrientes. Na farinha refinada, os carboidratos são mais fáceis de serem digeridos e rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando maiores e mais rápidas elevações da glicose sangüínea após a refeição, o chamado “índice glicêmico dos alimentos”. O pão francês foi considerado padrão, com índice glicêmico de 100%, e todos os outros alimentos tiveram seu índice glicêmico comparado ao dele.

A preferência popular e o incremento na fabricação dos pães integrais atualmente vêm superlotando as prateleiras dos supermercados e isso tem a ver com as reiteradas recomendações do consumo de fibras, dando a elas o status de alimento funcional.O consumo de fibras proporciona melhora no trânsito intestinal, diminuição do esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade; redução da absorção do colesterol e da glicose, com efeitos metabólicos claramente benéficos. Para isso, recomenda-se a ingestão de no mínimo 25 gramas de fibras diariamente.

Como escolher o pão?
A tarefa de escolher nosso pão matinal não é fácil. Tantas opções causam mais confusão do que nos ajudam. O jeito é ler os rótulos e se informar para não cair em algumas armadilhas. Por exemplo, o fato de ter vários grãos não significa que o pão apresente um número maior de fibras.

Que pãozinho levar para casa?

Os pães são fontes práticas, baratas e saudáveis de carboidratos para as nossas refeições, principalmente para o café da manhã. Como todo alimento, o pão pode se tornar deletério quando consumido de maneira abusiva, pois tem considerável valor calórico, seja ele integral ou de farinha branca. Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.

As versões lights possuem fatias menores e com menor teor de carboidrato, o que pode não garantir a saciedade conferida pelas versões integrais normais, favorecendo o consumo de porções maiores. Assim, estes pães não cumprem sua função de alimento light, são mais caros e não apresentam vantagens em relação às versões integrais normais.

Diante das informações disponíveis, não há fundamento para abolir o consumo dos carboidratos e muito menos dos pães. Quando abolimos esse nutriente, seguimos uma dieta desequilibrada, pois abolindo os carboidratos, definitivamente excedemos no consumo de gorduras e proteínas. Com isso, além de comprometer a normalidade do metabolismo do nosso organismo, não garantimos a perda de peso.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alimentos Funcionais: Fontes para Prevenção de Doenças.




A vida dos brasileiros e ao mesmo tempo o crescente aparecimento de doenças crônicas como obesidade, aterosclerose, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer, está havendo uma preocupação maior, por parte da população e dos órgãos públicos de saúde, com a alimentação.


Os alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. As propriedades relacionadas à saúde dos alimentos funcionais podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos,

Conheça as substâncias. alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:
Ácidos graxos ω3
Fontes: Peixes de águas frias com alto teor de gordura, óleos vegetais (linhaça).
Ações: Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças auto-imunes e inflamatórias

Esteróis/ Estanóis Vegetais
Fontes: Milho, soja, óleos de madeira.
Ações: Reduzem o risco de DCV e diminui a absorção do colesterol

Flavonóides
Fontes: Uva, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho, soja, chá verde.
Ações: Efeito antioxidante, ação sobre a formação dos radicais livres e diminuição dos níveis de LDL-c, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

Antocianinas
Fontes: Frutas em geral, destacando frutas vermelho escuras e roxas.
Ações: Previnem contra DCV e câncer.

Catequinas
Fontes: Uva, morango, chá verde, chá preto.
Ações: Exerce atividade antioxidante e inibe a formação de ateroma; atua também na prevenção de certos tipos de câncer.

Limonóides
Fontes: Frutas cítricas
Ações: Estímulo á produção de enzimas protetoras contra o câncer e redução de colesterol.

Resveratrol e Quercetina
Fontes: Casca de uva, vinho tinto, maçã.
Ações: Redução do risco de DCV, inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.

Isoflavonas
Fontes: Soja, leguminosas, amendoim, alcaçuz, legumes e ervilha.
Ações: Alívio dos sintomas da menopausa, redução do risco de DCV e osteoporose, redução do risco de câncer de mama e câncer de próstata.

Proteínas da soja
Fontes: Soja e derivados
Ações: Redução do risco de doenças cardiovasculares.

Betaglucanas
Fontes: Aveia, cevada, legumes e alguns outros grãos.
Ações: Controle da glicemia e do colesterol sérico.
I
Sotiocianatos e Indol
Fontes: Brócolis, repolho, couve-flor, rabanete e folha de mostarda.
Ações:Aumento da atividade de enzimas (tipo 2) protetoras contra a carcinogênese.

Licopeno
Fontes: Tomate, Goiaba, melancia.
Ações: Atividade antioxidante, redução do risco de DCV(Derrame Cerebral Vascular), proteção contra o câncer, principalmente o de próstata.

Luteína e Zeaxantina
Fonte: Folhas verdes (luteína), pequi e milho (zeaxantina)
Ações: Proteção contra a degeneração macular e manutenção de uma boa visão.

Lignanas
Fonte: Linhaça
Ação: Inibição de tumores hormônio-dependentes.
Sulfetos alílicos (alil sufetos)
Fontes: Alho e cebolas
Ações: Redução do risco de DCV, estímulo a produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.

Fibras/Prebióticos (Fibras insolúveis e solúveis, frutoligossacarídeos, inulina, etc)
Fontes: Grãos integrais, frutas e vegetais em geral
Ãções: Melhora da saúde intestinal, redução do risco de câncer do cólon e controle do colesterol.

Probióticos (Bifidobactérias e Lactobacilos)
Fontes: Leites fermentados, iogurtes, etc.
Ações: Melhora da saúde intestinal, redução do risco de câncer do cólon, melhora da intolerância a lactose.
Vale lembrar que o consumo regular de alimentos funcionais associados a hábitos de vida saudáveis como praticar atividade física regularmente, parar de fumar, diminuir ou não consumir bebidas alcoólicas e adotar hábitos alimentares saudáveis com a ajuda e orientação do seu nutricionista,promovem melhor qualidade de vida e ajudam a prevenir várias doenças!

domingo, 2 de novembro de 2008

Como se prevenir dos “lapsos alimentares”?

Bem, ninguém é perfeito não é mesmo?

Quando trata-se de lapsos alimentares (hábitos errados de alimentação), as emoções fortes representam situações de alto risco. Um lapso não é o fim do mundo e você não pode usá-lo como desculpa para abandonar seu programa alimentar, desfazendo todas as decisões saudáveis que já tomou.



Se você, por acaso, cair em um desses lapsos, passe por cima dele e vá em frente!



Em um programa de emagrecimento você tem direito a dois lapsos por semana, ou seja: durante a semana poderá sair do seu programa alimentar em duas refeições. Procure comer, nesses lapsos, alimentos que você realmente gosta e tem prazer. Se for sair do programa, que seja na qualidade, e não na quantidade. Mate a saudade daquela massa gostosa ou daquele prato preferido.



Após ter cometido lapsos:

- Você tem lapsos três vezes na semana, por duas semana consecutivas.
- Você aumentou mais de 500g por semana.
- Você sente que a situação está fora de controle.

Pense positivo:

- Não vale a pena voltar para os mesmos hábitos errados.
- Não jogue fora semanas e meses de tratamento.
- Não use o lapso como desculpa para abandonar seu tratamento.
- Se perdeu a hora com seu nutricionista, remarque-a. Ele vai ajudá-lo a compensar e analisar a situação.
- Se sentir que o estresse, a angústia e a depressão estão aumentando, tenha alguns minutos de diálogo consigo mesmo, positivamente.

Comece a agir:

- Perdoando-se
- Analisando a situação.
- Comprometendo-se.
- E por fim, PRATICANDO.


Não importa o que você for comer, inicie primeiro com a fruta, depois a salada crua e legumes e, por último, o prato principal. Lembre-se sempre das técnicas comportamentais. O fato de você estar fazendo uma refeição livre não quer dizer que possa comer o que quiser, da maneira que quiser ou na quantidade que quiser!