domingo, 21 de dezembro de 2008

BOAS FESTAS!!




O segredo de ser bem sucedido neste período, sem culpa e sofrimento, é COMER E BEBER COM MODERAÇÃO!
Parece lógico e simples? Para muitos não ! Principalmente para aqueles que referem adoração à comida e sabem que terão que fazer um grande esforço para resistir à tentação.
Não participar de festas ou deixar de comer TUDO que dá prazer não é a melhor solução, tampouco fazer um regime de fome nos dias antecedentes ou posteriores às festas !
Quando se está de bem consigo mesmo é muito fácil participar de todas as festas com alegria e ainda sentir-se ‘leve’ e sem culpas.

Anote algumas dicas para serem praticadas antes, durante e após as festas:

1) Estar feliz ou melancólico no último mês do ano é sem dúvida uma escolha pessoal! Foque as coisas boas que realizou durante o ano de 2008

– como um copo de água, ‘visualize’ o quanto de água você colocou no copo e não o quanto falta para preenchê-lo.
2) O tempo é implacável e não nos espera. Sem tempo para ficar 40-60 minutos na academia ? Deixe o carro em casa ou no estacionamento e faça as compras a pé. Peça para entregarem em casa. Caminhe sempre que possível de modo confortável pois, além de economizar tempo (o trânsito fica infernal nesta época do ano), aumentamos a nossa taxa metabólica para ‘queimar’ calorias extras.
3) Mesmo no corre-corre do fim de ano, não deixe de alimentar-se a cada 3 horas. Carregue consigo barras de cereais, pacotinhos de frutas desidratadas (maçã,banana, abacaxi) ou mix de sementes c/ frutas (castanha, nozes, macadâmia, uva passa, damasco seco – cuidado com o excesso!) ou frutas como maçã ,pêssego ou pera pré-lavadas.
4) Com o comércio ‘de rua’ ou de ‘shopping centers’ a todo vapor, evite cadeias de fast-food ou restaurantes muito cheios, onde a qualidade cai muito. Opte por lanches leves à base de pão integral, ricota, peito de peru ou de frango, tomate, acompanhado por sucos de frutas naturais, como a melancia – ricos em eletrólitos (hidrata), carboidratos para dar energia extra e vitaminas antioxidantes.
5) Com um almoço mais ‘rápido’, procure alimentar-se equilibradamente no jantar com um bom prato de hortaliças variadas, coloridas e frescas, regadas com um bom azeite ( verifique se não é misturado a outros óleos, e prefira o tipo extravirgem ) e ervas aromáticas, além de uma carne magra grelhada, carboidratos de baixo índice glicêmico (como o arroz ou macarrão integral) e legumes cozidos no vapor.
6) No dia da festa, tome um bom café da manhã com frutas ou sucos de frutas naturais e pães ou cereais integrais, evitando durante todo o dia carboidratos refinados (pão francês, biscoitos, etc), gordura animal, frituras em geral e açúcares em geral (refrigerantes, sucos adoçados ou industrializados, doces). Convém diminuir as quantidades de alimentos no almoço e priorizar saladas, carnes magras e frutas.
7) Durante a festa : dê um ‘look’ geral sobre o que será servido para que possa fazer suas escolhas previamente. Não consuma tudo que lhe será servido ! Refine seu paladar: salgadinhos como coxinha, pastel, empadinha, etc. não representam novidades e ainda são bastante calóricos. Priorize petiscos diferentes ou exóticos como canapé com salmão defumado e alcaparras, damasco ou figo seco com ricota e nozes, carpaccios de carne ou peixes, entre outros, que além de serem saborosos, são menos calóricos, desde que consumidos com moderação.
8) Evite os coquetéis e batidas de frutas com leite de côco ou condensado e/ou açúcar. Escolha um bom vinho branco ou champanhe e beba até 2 taças durante a festa. Água tônica ou natural com ou sem gás, com limão, para aqueles que não apreciam bebidas alcoólicas.
9) Nos jantares sempre haverá mais que 1 ou 2 pratos principais. Escolha o de sua preferência e não repita. Como sobremesa ,escolha apenas 1 tipo, incluindo a mais calórica, se assim for a sua preferência. Evite consumir ‘um pedacinho’ de cada sobremesa, pois ao final, terá consumido um belo prato de doces !
10) Finalizar a refeição com uma xícara de café ‘quebra’ a vontade de ficar repetindo os doces.
11) Antes ou após o jantar procure enturmar-se e descontrair-se ! Dançar, conversar e rir são bons motivos para evitar os ‘beliscos’ fora de hora. Ah ! E com tanta agitação assim hidrate-se bebendo muita água !
12) Mesmo não tendo excedido na alimentação e no álcool, a ‘super dica’ é tomar suco de clorofila antes de deitar-se e água de coco gelado com gengibre ao acordar (para o processo de desintoxicação e prevenção de dor de cabeça) seguido de frutas ou seus sucos frescos e naturais e pães ou cereais integrais.
Tenho certeza que se você praticar estas dicas durante o período das festas de fim de ano, estará fazendo um bem enorme para você mesmo: sem dieta de restrição, sem culpa e sem medo de aproveitar as festas e ser feliz !
E ainda de quebra, aproveitar o ápice do verão com mais vitalidade, beleza e saúde !!!

Desejo a todos um feliz natal e um 2009 repleto de saúde, trabalho e felicidade!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Você Conhece a Dieta DASH?


DASH é a abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension", que significa "Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta". A dieta DASH é um guia alimentar elaborado pelo governo norte-americano com o objetivo de abaixar a pressão arterial e, desta forma, diminuir os riscos à saúde decorrentes da pressão alta.

A dieta DASH é um plano alimentar com redução de gordura saturada e colesterol que enfatiza o consumo de frutas, vegetais, leite desnatado e seus derivados. Também inclui grãos integrais, peixe, frango, nozes e limita o uso de carne vermelha, doces, açúcar e refrigerantes. É um plano alimentar rico em nutrientes e seus benefícios aos hipertensos se devem, entre outros, ao fato de ser rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras.

A relação entre a hipertensão ou pressão sanguínea alta e a obesidade é conhecida há muito tempo. É muito natural que uma dieta para diminuir a pressão arterial seja parecida a uma dieta para emagrecer. Muitos componentes dessa, como não comer gordura saturada, pouca gordura em geral e a ingestão de uma grande quantidade de lacticínios magros, vegetais e frutas com alto teor de fibras e proteínas são parecidos com uma dieta de emagrecimento normal.

Esse conceito de dieta oferece planos detalhados para os diferentes níveis calóricos que as pessoas necessitam. Assim, é fácil adaptar a DASH para uma dieta para emagrecer escolhendo um nível calórico mais baixo do que está ingerindo atualmente. Caso você esteja tomando alguma medicação para a hipertensão, você não deve parar de tomar o medicamento quando começar esta dieta. Consulte antes seu nutricionista e médico.

A dieta DASH é um plano alimentar que promove uma alimentação saudável e equilibrada, baseadas em alimentos naturais e pouco processadas. Desta maneira você consegue ter um corpo mais saudável, aumentar o seu bem-estar e ao mesmo tempo pode emagrecer e perder gordura.

Caso tenha alguma pergunta não hesite em deixar um comentário!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Falando Sobre Suplementação Nutricional


Esse assunto é muito interessante e não podia deixar de ser esclarecido!


Muitas pessoas ainda não conhecem um termo muito usado na área que se chama "suplementação nutricional". Mas, o que é isso?


Os suplementos alimentares são concentrados de substâncias nutritivas destinadas a completar a alimentação regular, eles permitem oferecer ao organismo os componentes vegetais, oligoelementos, minerais e vitaminas benéficas para o equilíbrio do corpo que devido à vida moderna e ativa são difíceis de se garantir.


É preciso ter atenção e consciência ao se escolher os suplementos que se pretende pois apesar de algumas vezes não possuirem contra indicações pode não ser indicados em determinados casos, e apesar de ser natural existem doses e períodos aconselhados para a sua toma.


Em consultório e com o apoio de alguns exames, através de uma consulta minuciosa sobre o estilo de vida e hábitos alimentares individuais, é possível identificar a maioria das deficiências nutricionais. E, a partir disso, lançamos mão dos suplementos nutricionais, que vem com o obetivo de tornar a vida das pessoas muito melhor e mais saudável.


Uma vida saudável passa por alimentação balanceada e atividade física regular. Portanto, procure um nutricionista, para aprender a tirar dos alimentos o melhor proveito possível!
Acesse: www.belladrumond.blogspot.com e deixe seu comentário!