segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Você Conhece a Dieta DASH?


DASH é a abreviação de "Dietary Approaches to Stop Hypertension", que significa "Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta". A dieta DASH é um guia alimentar elaborado pelo governo norte-americano com o objetivo de abaixar a pressão arterial e, desta forma, diminuir os riscos à saúde decorrentes da pressão alta.

A dieta DASH é um plano alimentar com redução de gordura saturada e colesterol que enfatiza o consumo de frutas, vegetais, leite desnatado e seus derivados. Também inclui grãos integrais, peixe, frango, nozes e limita o uso de carne vermelha, doces, açúcar e refrigerantes. É um plano alimentar rico em nutrientes e seus benefícios aos hipertensos se devem, entre outros, ao fato de ser rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras.

A relação entre a hipertensão ou pressão sanguínea alta e a obesidade é conhecida há muito tempo. É muito natural que uma dieta para diminuir a pressão arterial seja parecida a uma dieta para emagrecer. Muitos componentes dessa, como não comer gordura saturada, pouca gordura em geral e a ingestão de uma grande quantidade de lacticínios magros, vegetais e frutas com alto teor de fibras e proteínas são parecidos com uma dieta de emagrecimento normal.

Esse conceito de dieta oferece planos detalhados para os diferentes níveis calóricos que as pessoas necessitam. Assim, é fácil adaptar a DASH para uma dieta para emagrecer escolhendo um nível calórico mais baixo do que está ingerindo atualmente. Caso você esteja tomando alguma medicação para a hipertensão, você não deve parar de tomar o medicamento quando começar esta dieta. Consulte antes seu nutricionista e médico.

A dieta DASH é um plano alimentar que promove uma alimentação saudável e equilibrada, baseadas em alimentos naturais e pouco processadas. Desta maneira você consegue ter um corpo mais saudável, aumentar o seu bem-estar e ao mesmo tempo pode emagrecer e perder gordura.

Caso tenha alguma pergunta não hesite em deixar um comentário!

Nenhum comentário: