segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como combater os males da menopausa através de uma boa alimentação?





A menopausa é um período caótico na vida de uma mulher, ela acontece por volta dos 45 e 55 anos e consiste no fim da menstruação. A fase é critica, envolvendo diversos efeitos colaterais que são capazes de comprometer o bem estar feminina.

Entre os sintomas típicos da menopausa, se destacam: irritação, excesso de calor, depressão, insônia, suor noturno e dor durante o ato sexual. Ir ao ginecologista é a melhor forma de regular os efeitos desse período, o médico receitará remédios que ajudam no controle hormonal.

Manter uma alimentação adequada é outra forma de combater os males da menopausa, alguns nutrientes atuam beneficamente no organismo feminino. Diante disso inclua no seu dia a dia:

Soja:

A soja contém substâncias denominadas isoflavonas, que são consideradas uma versão natural do mais importante hormônio feminino: o estrógeno. Estudos atualmente apontam que os sintomas da menopausa, como por exemplo, as ondas de calor, e o aumento da incidência de osteoporose são atenuados com o consumo de soja. As isoflavonas também têm sido implicadas na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que melhoram o perfil lipídico (colesterol) dos pacientes.
Pode-se consumir a soja em grão ou seus derivados, como leite de soja, tofu (preferir os enriquecidos com cálcio), farinha de soja, etc.

Experimente usar linhaça:

A linhaça contém uma substância chamada lignina, que também tem ação semelhante à do estrógeno. Com isso ela tem como propriedade o alívio dos sintomas da menopausa.
Por ser muito difícil a casca da semente se romper durante a mastigação, o que impossibilita sua digestão e absorção dos nutrientes, o ideal é triturá-la a seco no liquidificador e depois guardá-la na geladeira e ao abrigo da luz, para que não perca suas propriedades. Esse pó pode ser adicionado a sucos, iogurtes, leite, saladas e até na comida. Use a sua criatividade! Só lembre-se de consumir a linhaça sem aquecê-la; ela tem que ser utilizada crua! A quantidade recomendada é de até uma colher de sopa por dia.

Não esqueça o cálcio:

A falta de cálcio pode provocar osteoporose, aumentando o risco de fraturas em quedas. Inclua na alimentação de 3 a 4 porções de alimentos fonte de cálcio, como leite desnatado, iogurtes desnatados (0% de gordura), queijos magros (cottage, ricota, minas, frescal, mussarela de búfala) e requeijão light.

Cuidado com o sódio:

O consumo excessivo deste mineral está associado à manifestação de pressão alta, que é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Evite adicionar muito sal aos alimentos e prefira consumir aqueles que são preparados em casa ao invés dos industrializados. Evite frios, embutidos, conservas, enlatados, temperos prontos, entre outros.

Pratique atividade física:

Sedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Pode também ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do colesterol bom e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco, além de amenizar os sintomas da menopausa.

Consulte seu nutricionista á respeito de uma alimentação adequada aliada á reposição hormonal e ganhe muito mais qualidade de vida.


Acesse: http://www.belladrumond.blogspot.com/ e deixe seu comentário ou dúvida!